Gabriel Improta

Gabriel ImprotaGabriel Improta é violonista, compositor e arranjador e se doutorou em 2015 em Antropologia da Música, pela PUC-RJ, com uma tese sobre o movimento do Sambajazz, da década de 1960. Nos últimos anos tocou e gravou com grandes artistas da música brasileira como Caetano Veloso e Roberto Carlos, Maria Bethânia, Gal Costa, Hermeto Paschoal, Paulo Moura, Armandinho, Francis Hime, Jaques Morelenbaum e Elza Soares, entre outros.

Seu primeiro CD solo, “É o Violão do Brasil”, conta com a participação de alguns dos mais importantes instrumentistas do país e teve direção musical do violonista Marco Pereira. Atualmente, Gabriel está lançando seu segundo CD solo –Entre – que teve lançamentos de sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo, com a participação especial de grandes nomes da MPB, como Wagner Tiso, Na Ozetti, Mauro Senise, Jaques Morelenbaum, Daniela Spielman e Kiko Horta, entre outros.

Gabriel têm tocado regularmente em shows e festivais pelo Brasil e pelos Estados Unidos, Europa e América Central como no Festival de Guitarra de Havana, dirigido pelo compositor Leo Brouwer. Em 2005, o grupo Garrafieira, do qual é diretor musical, arranjador e violonista, ganhou o mais importante prêmio para musica no Brasil, o Prêmio TIM, na categoria Melhor Grupo de MPB .

Nascido em 1975, no Rio de Janeiro, em uma família de músicos, Gabriel Improta, é mestre em composição musical pela UNIRIO (2007) e estudou guitarra e improvisação no GIT, Musicians Institute, em Los Angeles, com o guitarrista Scott Henderson (2002/2003), onde concluiu o curso ‘Professional Program’. Em seus shows, Gabriel toca um pouco da melhor Musica Brasileira e do Jazz, além de suas composições originais em arranjos jazzísticos e virtuosísticos para violão solo ou acompanhado.

Conheça mais sobre o trabalho de Gabriel Improta: